top of page
Buscar

Curva S. Uma das maneiras de análise que não sai de moda em gerenciamento de projetos.

Uma das maneiras muito utilizadas, difundidas em toda a engenharia, e gerenciamento de projetos é a curva S. Que nada mais é do que um panorama entre planejado x tendência x real.

Planejado: Quando falamos de projetos, nada mais é do que o que chamamos de planejamento inicial do projeto. é como se ajustássemos todo o andamento do projeto, conforme primeiras variáveis. Dentre as quais destacamos:


* Escopo de fornecimento: São as primeiras atividades que serão executadas.

* Duração das tarefas: São o prazo inicial e de término para a execução de cada atividade do projeto. Obs.: Quando falamos de MS Project temos a duração destacada de duas formas. Independente da unidade de tempo, podemos destacar em tempo continuo, ou de acordo com o calendário do projeto. Exemplo: dias (dias de acordo com o calendário muito usado para dias úteis) e diasd (dias corridos).

*Início da linha de base: É aquela data de início conforme planejamento inicial de cada atividade.

*Término da Linha de Base: É aquela data de término conforme planejamento inicial de cada atividade.

*Custo da linha de Base: É o valor real atribuído inicialmente a cada atividade do projeto, quando estamos falando de custo financeiro. E quando queremos e tb muito utilizada na gestão de projetos, é o peso financeiro atribuído a cada atividade do projeto.

*Trabalho da Linha de Base: Os campos Trabalho de Linha de Base, mostram o total de horas de pessoa planejada agendadas para uma tarefa, recurso ou atribuição. A divisão em fases desses campos, mostram valores distribuídos ao longo do tempo.

Que também, no caso do custo, pode ser utilizado o peso financeiro. Para que se possa executar o cálculo considerando o peso financeiro.


Após a definição destas principais variáveis, e se necessário outras também disponíveis no MS Project, cravamos a linha de base do projeto. Que como costumo dizer, para que todos possam ter um entendimento mais fácil, é nada como se tirássemos uma foto daquele planejamento inicial, para referência e análise futura.

Trocando em miúdos, quando falamos em como deveria estar em relação a linha de base, normalmente levamos em consideração aquelas variáveis destacadas acima, pra comparar seja com a tendência, que vamos falar logo abaixo, ou com o avanço real que vamos explicar também neste post.


Tendência: Todas as vezes que geramos qualquer modificação em algumas das principais variáveis, geramos uma outra linha que chamamos de linha de tendência. Que como normalmente costumo falar, deixou de ser o planejamento inicial, para ser o planejamento real momentâneo. O que trocando novamente em miúdos, é o que eu estou dizendo que vou executar naquele momento.

Muito esquecida ou negligenciada muitas vezes, a Linha de tendência gera por sua vez muitos dados reais, e importantes para o acompanhamento do projeto. Na minha opinião a principal delas é para onde está tendendo o fim e andamento do projeto, quando falamos de acompanhamento físico. E para onde está tendendo o meu andamento, e faturamento financeiro do projeto, quando falamos de acompanhamento financeiro ou previsibilidade de receita bruta. É justamente desta linha que geramos a previsão de faturamento dos projetos, quando temos um cronograma físico financeiro.


Avanço Real: Como o Próprio nome já fala, esse é o avanço propriamente dito do projeto. Esse avanço pode ser apenas representando avanço físico de uma atividade ou do cronograma, ou pode ser um avanço físico financeiro, quando atrelamos pesos financeiros, ou valores financeiros reais atrelados a cada atividade ou no projeto com o um todo.

feitas as devidas explicações, vamos ao conceito interpretação, e demonstração gráfica de uma curva S.

O que é a CURVA S?

A curva S é um gráfico, em sua grande maioria das vezes em formato de S, que mostra o resultado acumulado do inicio ao fim do avanço físico ou volume financeiro das atividades de um projeto.

A curva S é utilizada constantemente para avaliar se estamos indo conforme nosso planejamento, mostrando de forma visual se a curva da situação “Real” está acima, abaixo ou sobreposta a situação “planejada”.

Como interpretar a CURVA S?

É importante sempre avaliar qual tipo de informação podemos extrair de um gráfico como a curva S. Existem duas interpretações básicos que demonstram se nosso projeto está adiantado ou atrasado conforme planejado.

  1. Deslocamento horizontal: Caso haja um deslocamento horizontal podemos verificar se o projeto está atrasado ou avançado conforme planejado. Se o deslocamento for para a esquerda significa projeto atrasado, se o deslocamento for para a direita significa projeto adiantado.

  2. Deslocamento vertical: Podemos avaliar se os avanços físicos e/ou financeiros estão conforme planejados.

É importante sempre levar em considerações outros fatores além da curva S para tomada de decisões e entender que em um projeto é natural que haja variação e oscilações nessa curva ao longo de sua execução, entretanto é desejável que as duas linhas da curva S caminhem sempre o mais próximo possível.


Exemplo de curva S.

ree





Comentários


003.png

©2023 por Jplanner Consultoria.

bottom of page